Hospitais são locais em que o cuidado e a seguranças são coisas que devem ser levadas à sério, a fim de manter a higiene e prevenção contra qualquer tipo de doença. Por isso, a utilização de equipamentos hospitalares se mostra extremamente importante.
Nesse post, iremos citar quais são os principais equipamentos hospitalares, além de explicar um pouco mais da importância de cada um deles. Porém, vamos falar sobre a norma regulamentadora que exige que esses equipamentos sejam utilizados.
Sobre a NR 32
A NR 32 é referente a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde e abrange situações em que profissionais possam estar expostos a agentes de riscos biológicos. A utilização de equipamentos hospitalares se mostra extremamente importante devido ao fato dos profissionais de enfermagem entrarem em contato constante com pacientes e sempre estarem sujeitos à contaminação.
O texto da NR 32 ressalta que todos os trabalhadores que estiverem sujeitos à esse tipo de risco biológico devem utilizar uma vestimenta adequada, o que inclui também a utilização dessas EPIS.
Além disso, o texto prevê que o descarte, manipulação e fracionamento de produtos químicos, como divisão de medicamentos até mesmo retirada de sangue, devem ser feitas em locais adequados e apropriados para esse fim. A utilização de EPIS e de sinalização nesses lugares é obrigatória.
Principais equipamentos hospitalares em São Paulo
Luvas: Um tipo de EPI básico para manuseio e prático para a proteção contra risco biológicos e químicos. É um dos equipamentos mais resistentes para a manipulação de produtos contaminantes.
Avental: É um dos EPIS hospitalares mais utilizados em centros cirúrgicos, ajudando na barreira contra substâncias que possam contaminar e também é descartável.
Touca: a função da touca é proteger de duas formas: tanto a pessoa que estiver utilizando, evitando a contaminação por conta de partículas que possam entrar no couro cabeludo, e também para evitar quedas de fios de cabelo.
Óculos: extremamente importantes para evitar qualquer tipo de exposição dos olhos a componentes radioativos e outros componentes.
EPIS Hospitalares para proteção radiológica
Existem também equipamentos que auxiliam na proteção contra exames radiológicos. A NECIPA trabalha com esse produtos, garantindo o máximo de segurança e qualidade para aqueles que os utilizam.
Se quiser mais dicas e novidades sobre esse ramo, confira nosso blog. Aqui, você ficará por dentro de tudo o que acontece no segmento de equipamentos hospitalares, equipamentos para radiologia e muito mais. Até a próxima!!!