Os ambientes onde são usados equipamentos radiológicos necessitam ser blindados, pois a radiação precisa continuar em um mesmo ambiente até que se dissipe. Para que essa blindagem possa ser feita, existem alguns mecanismos específicos, entre eles a argamassa baritada.
Assim como o chumbo, a argamassa baritada consegue formar uma barreira em paredes, pisos e tetos que impede a passagem da radiação para o exterior de uma sala. Nesse artigo iremos falar mais sobre como ela funciona, como é utilizada e quais são suas aplicações.
O que é a argamassa baritada?
Também conhecida como massa baritada, deve ser aplicada nas salas onde são realizados os exames diagnósticos por imagens como os raio-x (clínico, veterinário, odontológico ou industrial), tomografias computadorizadas, densitometrias ósseas, hemodinâmicas e em mamografias.
A argamassa baritada é responsável por impedir que raios primários e secundários de radiação consigam escapar dos locais onde são realizados os exames radiodiagnósticos. Os raios devem ser dissipados na própria sala pois, caso escapem, podem ser nocivos à saúde humana.
Além de sua aplicação em paredes, tetos e pisos, ela ainda é utilizada para chumbar a porta radiológica e o visor plumbífero (vidro com chumbo) na parede. A grossura da camada de massa a ser aplicada depende da necessidade, após elaborado o cálculo de blindagem por um profissional da física.
Qual é o seu rendimento?
O rendimento desse material por m² depende da espessura necessária para a proteção de ambientes em equivalência ao chumbo. Em paredes com espessura de 1,00 cm, por exemplo, o rendimento é de 25 kg/m². Já em 1,50 cm a argamassa baritada pode render até 32 kg/m² e, em 3,00 cm, pode render 40 kg/m².
A argamassa baritada é capaz de substituir o chumbo em alguns casos de blindagem, tornando a reforma mais econômica e com custo-benefício equivalente. A aplicação costuma ser simples, podendo ser realizada por uma equipe profissionais experientes em construção civil, como pedreiros.
Preparação da massa baritada
Os sacos de argamassa baritada geralmente contém 40 kg de material. É necessário, primeiramente, acrescentar uma quantidade proporcional de água à quantidade que você utilizará de massa. Depois, mistura-se a água com a argamassa e o produto com a liga de agregação que vem juntamente com a embalagem.
A consistência e a quantidade da massa que será utilizada é medida de acordo com o profissional que realizará a aplicação e a critério do projeto de construção civil do local, seguindo suas necessidades e preferências particulares.
Aplicações da argamassa baritada
A massa baritada pode ter diferentes aplicações, entre elas as principais são as em paredes de alvenaria, drywall e em paredes de gesso. Para aplicá-la em alvenaria, por exemplo, a parede deve estar sem nenhum tipo de acabamento, apenas rebocada, caso contrário não haverá aderência.
A parede em drywall também não pode ter nenhum tipo de acabamento ou pintura. Antes de aplicar a argamassa baritada em drywall, é necessário realizar ranhuras nela. Com as ranhuras feitas, também é preciso aplicar uma camada de Cimentcola e deixá-la agir por 24h. Apenas depois desse período poderá ser feita a aplicação da massa.
Já na parede de gesso a argamassa baritada pode ser aplicada diretamente, porém as paredes também não devem conter nenhum tipo de acabamento, pois caso haja, a massa não terá aderência.
Para mais dicas e novidades sobre o segmento de equipamentos radiológicos, acompanhe nosso blog! Até o próximo post!!!!