A utilização da radiologia proporciona uma série de vantagens para os seres humanos. Com ela, é possível realizar diagnósticos por imagem de uma forma simples e prática. Em contraponto, ela oferece uma série de riscos por conta de exposição indevida. Por isso, a utilização de EPIS radiológicos se mostra necessária.
Com esses equipamentos, é possível eliminar o risco de radiação. Nesse post, iremos explicar sobre a sua importância, além de trazer os EPIs mais utilizados nesse segmento. Vamos lá?
Antes de tudo, é necessário ter conhecimento da Portaria 453. Estabelecida no dia 1 de junho de 1998, ela aprova Regulamento Técnico que impõe diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-X diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.
O que é radiologia?
A radiologia consiste em uma técnica de diagnóstico por imagem, utilizando radiação ionizante, para obter resoluções de diferentes estruturas anatômicas, como esqueleto, cavidade abdominal, pulmões e diversos outros.
Além disso, é o termo utilizado para a área que opera os equipamentos que realizam radiografias, sejam elas convencionais ou convencionais.
Quais os riscos da falta de proteção radiológica?
O principal risco relacionado aos profissionais que trabalham no segmento de radiologia é que os efeitos colaterais são silenciosos e os efeitos podem aparecer depois de anos. As substâncias e radiação ionizante são transmitidas pelos aparelhos de diagnóstico, podendo causar alterações no material genético. Por isso, é extremamente importante a utilização de EPIS radiologia em SP.
Como os EPIS radiológicos atuam?
Os EPIS radiológicos têm a função de blindar qualquer tipo de radiação. Barreiras de chumbo, concreto ou até mesmo água são responsáveis por fornecer proteção contra raios gamas.
Principais EPIS
Avental de Chumbo: O avental de chumbo, também conhecido como avental plumbífero, é ideal para quem procura por proteção em procedimentos como radiografias ou radioterapias.
Protetor de tireóide:Como o próprio nome diz, a proteção para tireóide serve para evitar qualquer tipo de radiação na área tireóide, que pode ocasionar até mesmo em câncer. Geralmente é utilizado em radiografias odontológicas.
Protetor de gônadas: a radiação pode ser também muito prejudicial à fertilidade tanto de homens quanto mulheres. Por isso, o protetor de gônadas é ideal proteger os aparelhos reprodutores femininos e masculinos.
Óculos plumbífero: é um termo utilizado quando existe algo que contém chumbo. A diferença é que nos óculos, uma mistura de vidro é implementada para garantir, claro, a visibilidade, e também ainda mais segurança.
Onde encontrar EPIS radiológicos
Saiba que se estiver procurando por EPIS radiológicos, a NECIPA proporciona o que há de melhor e trabalha com esse produtos, garantindo o máximo de segurança e qualidade para aqueles que os utilizam.
Se quiser mais dicas e novidades sobre esse ramo, confira nosso blog. Aqui, você ficará por dentro de tudo o que acontece no segmento de EPIS radiologia em SP, equipamentos para radiologia e muito mais. Até a próxima!!!