Equipamentos para radiografia são essenciais para que os profissionais de radiologia possam desenvolver suas técnicas adequadamente. Sem os acessórios corretos, os procedimentos podem se tornar arriscados e até mesmo perigosos. Assim, as instituições de saúde necessitam saber exatamente quais aparelhos devem ser instalados.
Para que você tenha ainda mais facilidade em encontrar os equipamentos para radiografia corretos, separamos nesse post alguns materiais que não podem faltar em seu consultório. Dessa forma, as consultorias para manutenção e aquisição de máquinas novas serão ainda mais assertivas.
Quais são os equipamentos para radiografia?
Existe uma grande quantidade de equipamentos para radiografia disponíveis no mercado. A maioria deles necessitam ser utilizados em conjunto e, sendo assim, as instituições de saúde podem optar por adquirir conjuntos específicos. Isso é muito vantajoso pois assim é possível comprar somente aqueles que se adequam às especialidades da clínica. Confira a seguir alguns dos equipamentos mais importantes:
Porta avental
Essa peça é responsável por fazer o isolamento da sala de radiografia enquanto ocorrem os procedimentos. Ele é utilizado principalmente para que sejam armazenados os aventais plumbíferos, aumentando sua vida útil. O uso dos aventais é imprescindível para que pacientes sejam protegidos da radiação emitida pelo raio-x.
Lanternas
As lanternas são utilizadas para sinalizar as ações de radiação, além de alertar os profissionais dentro da sala que algo está fora do normal. Elas são essenciais para garantir a segurança do ambiente. As cores vermelha e verde indicam se os procedimentos estão tendo um andamento correto ou não. Devem ter distância de no máximo 1,20 metro do local onde ocorre o raio-x.
Óculos plumbíferos
São considerados equipamentos para radiografia obrigatórios na realização de atividades. Eles servem tanto para a operação das máquinas para raio x, quanto para proteger os profissionais que estão expostos à radiação durante o exame. Sua fabricação requer uma mistura de chumbo com vidro, não sendo capaz de tirar a visibilidade de seus usuários.
Cones e cilindros
Esses materiais são confeccionados com tubos de metal em seu exterior e revestidos com chumbo no interior. São abertos em suas extremidades, sendo ideais para a realização de exames colimados de raio-x (devidamente apontados). Isso faz com que as superfícies sejam perfeitamente ajustadas, para que se tenha visão de detalhes nítidos nos resultados obtidos.
Colimador luminoso
O colimador luminoso é um dos equipamentos para radiografia de mais importância. Isso se deve ao fato de que é responsável por limitar o campo de alcance do raio-x. Por exemplo, limitam a intensidade de radiação que é disparada para a realização dos exames. Se esse equipamento estiver ausente, não é possível realizar quaisquer tipo de procedimento radiológico.
Exaustor
É um item obrigatório em qualquer laboratório de radiografia. Por se tratar de um ambiente fechado, a emissão de alguns gases que ocorrem devido à emissão de radiação podem ficar presos na sala. Por isso, tanto o exaustor quanto os ventiladores são importantes para liberar adequadamente os gases de dentro do local.
Espessômetro
É um dos equipamentos de radiografia que atua em conjunto com o colimador. Enquanto o colimador é responsável por ajustar a intensidade dos raios, o espessômetro quantifica a exposição à radiação. Assim, faz a análise de características como altura, peso e envergadura dos pacientes na realização do exame.
Para continuar acompanhando as novidades do mundo da radiologia, confira os posts do blog da Necipa!